Tudo sobre dores menstruais

Que tipos de dores menstruais (dismenorreia) existem? Onde são?

Existem dois tipos de dores menstruais: a dismenorreia primária e a dismenorreia secundária. 

A primária é o tipo mais comum de dor menstrual. Começa um a dois dias antes da menstruação aparecer e normalmente desaparece ao final de três dias. Caracteriza-se por uma dor aguda e pressão na região inferior do abdómen e costuma afetar mulheres entre os 17 e os 25 anos de idade. Já a dismenorreia secundária tende a afetar mulheres até aos 30 anos, é sentida de uma maneira mais intensa e duradoura e pode surgir como um sintoma de outros problemas (nomeadamente, da endometriose).

O que causa as dores menstruais? Porque a sentimos?

Durante a menstruação, uma parte do revestimento interno do útero é expulso e, com ele, são também expulsas certas substâncias hormonais, incluindo as prostaglandinas, essenciais para ajudar o útero a contrair (e assim não perder muito sangue) durante todo o processo. O que acontece é que os  níveis de prostaglandinas acabam por tornar-se bastante elevados, o que leva o  útero a contrair-se de uma maneira muito intensa, causando então as dores menstruais.

É normal ter dores na menstruação?

Sim, é perfeitamente normal ter dismenorreia primária durante a menstruação. Na verdade, cerca de 80% das mulheres experienciam este tipo de dores pelo menos uma vez. No entanto, estas dores menstruais deverão responder bem a medicamentos analgésicos. Se esse não for o caso, e se as dores forem acompanhadas de um fluxo sanguíneo bastante intenso com coágulos, poderá tratar-se de uma dismenorreia secundária, que deverá ser avaliada por um médico.

As dores chegam quantos dias antes da menstruação?

A dismenorreia primária costuma surgir um ou dois dias antes da menstruação, enquanto a secundária pode aparecer três a cinco dias antes. No caso de ser a primeira menstruação, o desconforto pode surgir meses antes.

Como aliviar e acalmar dores menstruais e cólicas muito fortes?

Algumas das soluções mais eficazes para dores menstruais fortes são:

  • Tomar comprimidos analgésicos;
  • Beber chá de camomila;
  • Tomar cápsulas de gengibre ou de curcuma;
  • Aplicar um saco de água quente na zona inferior do abdómen;
  • Massajar o abdómen durante cinco minutos por dia, no mínimo;
  • Tomar suplementos de magnésio;
  • Experimentar acupuntura.

Que medicamento tomar para as dores menstruais: paracetamol ou ibuprofeno?

No que toca a dores menstruais, estudos científicos comprovam que o ibuprofeno é mais eficaz do que o paracetamol e é comummente utilizado para aliviar este tipo de dores.  

Devo usar um saco de água quente para as dores menstruais?

É uma solução bastante eficaz, sim. Claro que irá depender do quão severas as  dores são mas, seja como for, o calor do saco irá ajudar o  útero a relaxar, aliviando as dores e proporcionando-lhe algum conforto.

Tenho dores e menstruação atrasada, são dores menstruais?

Sentir dores mas não ter menstruação pode ser sinal de várias coisas. Se também se sentir exausta, enjoada (principalmente de manhã) e com tonturas, poderá estar grávida. Se tiver ganho peso rapidamente e notar algum excesso de pelos no corpo, pode tratar-se de síndrome de ovário poliquístico. Por último, pode também ser sinal de uma deficiência nutricional ou anemia.

Tenho dores e menstruação irregular, estão relacionadas?

Podem estar. Um dos sintomas do síndrome de ovário poliquístico que referimos acima é a irregularidade da menstruação, pelo que essa é uma possibilidade. Outra é a endometriose, que costuma também manifestar-se através de dores de barriga, dores durante e após ter relações sexuais e infertilidade. Se as dores e a irregularidade da menstruação persistirem e sentir também outros sintomas, fale com o seu médico.

Tenho dores menstruais fora do período, é normal?

Como já mencionámos é normal sentir dores alguns dias antes do início da menstruação. Para além disso, pode também ter dores depois da menstruação, no abdómen e nas costas. Estas dores podem não ser um problema sério, mas não deverão prolongar-se por mais dias do que a menstruação. Caso isso aconteça, é importante que marque uma consulta com o seu médico.

Tenho dores menstruais o mês todo. O que pode ser?

Ter dores menstruais constantemente pode ser um sintoma de endometriose, que acontece quando o tecido endometrial – ou seja, o revestimento interno do útero – cresce fora da cavidade uterina. Outros sintomas desta doença são: dor durante e após relações sexuais, dor de costas e náuseas.

Tenho dores menstruais e pouco fluxo. É normal?

Cada mulher tem um fluxo diferente e esse fluxo pode até variar de mês para mês. Para além disso, é normal sangrar cada vez menos à medida que se envelhece. Contudo, numa mulher jovem, um fluxo demasiado leve pode sugerir que o seu peso é demasiado baixo, que está grávida ou que está a passar por uma fase de muito stress.

Porque fica a barriga inchada com as dores menstruais?

Antes e durante a menstruação, os seus níveis de progesterona e estrogénio flutuam e isso pode levar o seu corpo a reter mais água. Por essa razão, para além das dores, é normal sentir-se inchada durante o seu período menstrual.

É normal ter dores menstruais nas costas?

Sim, principalmente na zona inferior das costas. A razão é simples: as contrações que sente à medida que o seu corpo expulsa o revestimento interno do útero podem acabar por colocar pressão nos vasos sanguíneos das suas costas, diminuindo a quantidade de oxigénio que lá chega e contribuindo para o desconforto. Tomar um analgésico é uma maneira eficaz de aliviar estas dores.

É normal ter dores musculares com a menstruação?

Sim, é perfeitamente normal ter dores musculares e até nas articulações, devido às prostaglandinas que referimos anteriormente, às flutuações hormonais e, possivelmente, aos níveis baixos de magnésio no seu corpo. Usar o saco de água quente, consumir alimentos ricos em magnésio e fazer exercício físico moderado pode ajudar.

É normal ter dores menstruais só de um lado?

Se a dor que sente for apenas num dos lados do seu abdómen, for aguda e bastante intensa, poderá ter um quisto no ovário que pode diminuir o fluxo sanguíneo até lá. Este problema pode afetar a longo prazo o ovário em questão e, por isso, é fundamental procurar ajuda médica imediatamente.

É normal ter vómitos com as dores menstruais?

Sim, por vezes as dores de abdómen são tão intensas que levam a enjoos, vómitos e até algumas tonturas. Para além disso, as prostaglandinas podem também acabar por entrar no seu fluxo sanguíneo e causar as náuseas. Geralmente, as náuseas e os vómitos durante a menstruação não são razão para se preocupar.

É normal sentir dores menstruais na menopausa?

Durante a pré-menopausa (isto é, os quatro a oito anos em que o seu corpo começa a transição para a menopausa), é normal ter dores menstruais e estas costumam até ser mais intensas do que eram. Isto acontece porque durante este período, o seu corpo produz mais estrogénios e, consequentemente, mais prostaglandinas. No entanto, a partir do momento em que a sua menopausa começa efetivamente, deverá deixar de sentir dores menstruais.

Tenho dores menstruais se tomar a pílula?

A pílula contém versões sintéticas de estrogénio e progesterona e, segundo alguns estudos, ajuda a limitar a quantidade de prostaglandinas que o corpo liberta. Por esta razão, tomar a pílula costuma reduzir ou até eliminar as dores menstruais. 

Tenho dores menstruais com o DIU?

Se o DIU (dispositivo intra-uterino) tiver cobre, poderá sentir dores (principalmente durantes os primeiro seis meses) e elas podem até ser mais intensas do que é costume. Já um DIU hormonal pode ter o efeito contrário, sendo por vezes sugerido a mulheres que têm dores severas mês após mês.